.

PRIMEIRO DIA DA NOVENA

TEMA: FAZEI TUDO O QUE MEU FILHO JESUS MANDAR (Jo2,5)

OBJETIVO: MOSTRAR QUE A NOSSA DEVOÇÃO A MARIA DEVE NOS LEVAR A FAZER A VONTADE DE JESUS.

I – RITOS INICIAIS

II – LEITURA: Jo2, 1-11

III – MEDITAÇÃO:

Leitor 1: Neste nosso primeiro dia de novena em honra à nossa padroeira de Miranda, Nossa Senhora do Carmo, somos convidados a orarmos e a refletirmos se estamos ou não atendendo o pedido de Nossa Mãezinha: “Fazei tudo o que meu filho Jesus vos disser”.

Leitor 2: O meu amor à Maria, deve me levar a amar e a seguir o seu Filho Jesus Cristo.

Leitor 3: O meu amor a Maria deve me levar a amar e a participar da minha Igreja que Jesus fundou: “Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”.

Leitor 1: O meu amor a Maria deve me levar a participar das Santas Missões Populares, porque é seu Filho Jesus que me envia: “Assim como o Pai me enviou Eu também envio você” (Jo20, 21).

Leitor 2: O meu amor à Maria deve me levar a ser evangelizadora, ou seja, ser missionário e missionária de Jesus Cristo: “Vão e façam com que todos se tornem meus discípulos” (Mt28,19).

Leitor 3: O meu amor a Maria deve me levar a participar das Santas Missas, como prescreve o primeiro mandamento da Igreja: “Participar da missa inteira nos domingos e outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho” (Catecismo 2042).

Leitor 1: O meu amor a Maria deve me levar a amar seu Filho Jesus Cristo, presente na Eucaristia: “Tomem e comam, isto é o meu corpo; Bebam dele todos, pois isto é o meu sangue” (Mt26,26-28).

Leitor 2: O meu amor à Maria deve me levar a amar e a viver em comunhão com o meu pároco. Acolher como legítimo transmissor da vontade de Deus e como enviado para me alimentar com os sacramentos e com a Palavra de Deus.

Leitor 3: Enfim, o meu amor a Maria deve me levar a fazer tudo o que Jesus me pede.

Leitor1: O Evangelho que ouvimos ajuda a iluminar bem a realidade em que vivemos.

Leitor2: São João nos fala do casamento em Cana da Galiléia por causa do seu aspecto simbólico: o casamento é o símbolo da união de Deus com a humanidade, realizada de maneira definitiva na pessoa de Jesus, Deus-e-homem.

Leitor3: São João relata que faltou vinho para mostrar que a humanidade sem Jesus vive numa festa de casamento sem vinho.

Leitor1: Maria, aliviando a situação constrangedora, simboliza a comunidade que nasce da fé em Jesus, e as últimas palavras que ela diz neste evangelho são um convite: “Façam o que Jesus mandar”?

Leitor2: Jesus diz que há sua hora ainda não chegou, pois só acontecerá na sua morte e ressurreição, quando Ele nos reconcilia com Deus.

Leitor3: Mas Jesus atende ao pedido da sua Mãe mesmo sendo fora de hora. Aí percebemos a importância de Nossa Senhora em nossas vidas. Por meio dela o seu Filho nunca nos negará o seu auxílio.

Leitor1: Vamos aplicar toda essa verdade para a nossa caminhada. As Santas Missões Populares é uma festa de casamento. A nossa paróquia está vivendo esta festa.

Leitor2: Se o casamento significa união, então as Santas Missões Populares quer unir todos os irmãos em Cristo.

IV – PARTILHA


01) Você ama Maria, a Mãe de Jesus? Como?
02) Você faz o que ela pede? O que você faz? Porque você faz?
03) O Evangelho nos fala do casamento em Cana da Galiléia. Para você, o que é casamento?
04) Porque São João nos fala de casamento?
05) Podemos dizer que as santas missões populares é uma festa de casamento? Como?
06) Porque São João nos fala que faltou vinho? O que significa o vinho?
07) O que a Mãe de Jesus fez quando ficou sabendo que não tinha mais vinho? O que Jesus fez? Por quê?
08) Está faltando vinho nas Santas Missões Populares? Por quê?
09) O que você, a comunidade deve fazer se está faltando vinho?
10) O que você entende quando Maria nos pede "Fazei tudo o que o meu Filho mandar"?
11) O que hoje Jesus nos pede para fazer?

V – ILUMINADO PELA PARTILHA DE HOJE, QUE COMPROMISSO COMUNITÁRIO E PESSOAL PODEMOS ASSUMIR?

VI – VAMOS TRANSFORMAR NOSSA PARTILHA EM ORAÇÃO DA COMUNIDADE.

VII – CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA DO CARMO

VIII – AVISO

IX – CÂNTICO DE ENVIO